sábado, 21 de junho de 2014

Dica de anime: Watamote!

"The most popular period in anyone's life..."


Na estréia do "dica de anime" começamos por um dos melhores animes lançados em 2013:  Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaetemo Omaera da Warui! ou para os mais simplistas: Watamote! e em uma tradução mais literal: "não é culpa minha eu não ser popular..." que é um anime inspirado no manga de Nico Tanigawa.

Para a turma que adora anime com aquele quê exótico de humor, uma pitada sombria e estimulante: Watamote deveria estar em sua lista de "assistidos" há muito tempo. É evidente que não se trata de um anime à lá "Ao no Exorcist" ou "Ghost Hound".Afinal, é somente uma garotinha de 15 anos com sérios problemas de sociabilidade.

Enredo: Kuroki Tomoko é uma garota colegial super popular que já teve 50 anos de experiência em encontros com cerca de 100 garotos... no mundo dos jogos para garotas. No mundo real, ela é uma garota de 15 anos que não possui muitas qualidades, uma garota sombria e sem popularidade. Entretanto, quando sua vida escolar não está seguindo como imaginava, ela se olha no espelho pela primeira vez em vários anos e tem revelações chocantes... 

Superficialmente, Watamote é um seriado com um humor leve, dúbio e frustrante. Deparar-se com a vida social falha de uma jovem e o seu mundo particular no qual ela libera a sua imaginação é, no mínimo, perturbador para quem tem um pouco - que seja - de vida social. Kuroki, pelo contrário da descrição do anime, tem uma personalidade forte, uma auto-estima muito elevada e não quer se ver rodeada de pessoas fúteis. Um misto de suspense porque, afinal, é uma comédia que não serve para ser engraçado. Muitas vezes parece um monólogo, um sonho... Um pouco surreal, talvez.

Watamote retrata a vida emocional e perturbada de Kuroki e todos que assistem torcem para a felicidade dela, para sua recuperação emocional... Nico sabe do que fala - ou acerta no que fala. É um anime que merece ser visto e revisto! Assista com a mente aberta e sem anseios... Um anime no qual a direção soube conduzir efetivamente a crítica sobre otakus (porque Watamote faz essa crítica, quem já viu sabe e quem não viu, há de concordar quando assistir) e faz com que a protagonista não se torne uma menina ferrada e, consequentemente, faz com o que anime seja tão melancólico e carismático: Watamote merece seu triunfo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário